É de conhecimento da maioria que a ingestão de açúcar não faz bem a saúde.
Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF 2008-2009), a população brasileira excede em mais de 50% o limite máximo de consumo de açúcar estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A recomendação é de que o consumo diário não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente, em uma dieta saudável. Maiores benefícios à saúde podem ser adquiridos se diminuirmos o consumo diário de açúcar para cerca de 25g por dia.
Mas você sabe por que o açúcar é tão prejudicial?
Quando ingerimos açúcar, nosso corpo inicia uma série de mecanismos, um deles é o aumento rapidamente da glicose no sangue (glicemia), que consequentemente gera uma grande liberação de insulina (hormônio que irá reduzir a glicemia) e isso não é bom. Altas taxas de insulina provocam acumulo de gordura, principalmente visceral (aquela na região abdominal), que pode estar ligada a resistência à insulina e a inflamação. O alto e constante consumo de açúcar pode estar ligado a inflamação crônica do organismo. Várias doenças podem estar associadas a essa inflamação, como o próprio diabetes, doenças coronarianas e obesidade. Quanto maior for o estoque de gordura, maior será o processo inflamatório, podendo piorar o perfil lipídico ou até desorganizar eixos hormonais. A ingestão de açúcar também pode prejudicar o intestino, desequilibrando a microbiota intestinal e interferindo na imunidade.
O alto consumo de açúcar também pode estar ligado ao envelhecimento precoce das células, já que ele pode liberar muitos radicais livres.
Diminuir o consumo de açúcar é muito válido para a saúde e bem estar, mas a vida sem doce é muito chata né?
Então, para você que não abre mão de um docinho, mas não quer abusar do açúcar constantemente, os doces sem açúcar são uma excelente opção e recomendo muito os da Com Sabor e Saúde.
Natália Osti
Nutricionista Funcional Esportiva
CRN 30067